Dados divulgados hoje pela área técnica da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) revelam que os empresários goianos mantêm confiança elevada neste início de ano, com melhora no ambiente atual de negócios e expectativas positivas para os próximos meses. O Índice de Confiança do Empresário Industrial Goiano (ICEI) alcançou em fevereiro 63,5 pontos, um aumento de 1 ponto na comparação com o mês anterior, aproximando-se do resultado de dezembro/18, quando as sinalizações políticas levaram o índice à melhor marca do ano.

Na comparação com fevereiro de 2018, o aumento é ainda mais significativo, com 4,2 pontos. Conforme a metodologia da pesquisa, o índice varia de 0 a 100 pontos, sendo que resultados acima de 50 indicam aumento na confiança empresarial. Os dados mostram que os empresários goianos se mantêm confiantes neste início de ano, de forma mais intensa do que no início do ano anterior.

Segundo a assessora econômica da Fieg, Januária Guedes, o aumento na confiança foi observado nos três portes de empresas pesquisados. “Houve um incremento mais significativo para as pequenas empresas, com avanço de 5,5 pontos na comparação de fevereiro de 2019 com fevereiro do ano anterior. O ICEI dessas empresas ficou em 62,2 pontos”, explica Januária.

As empresas de médio porte apresentaram aumento de 5 pontos em seu índice de confiança, que chegou a 61,8, melhor resultado desde 2011. Já as empresas de grande porte foram as que se mostram mais confiantes no mês, com 65,1 pontos, elevação de 3,1 na comparação com fevereiro de 2018.

Para a economista da Fieg, o bom resultado do ICEI deve-se à melhora significativa na avaliação das condições correntes de negócios e na manutenção do otimismo quanto aos próximos meses. “O Indicador de Condições aumentou 4,6 pontos na comparação com janeiro de 2019, e 2,1 na comparação com fevereiro do ano anterior, alcançando os 53,9 pontos. Tal comportamento indica que os empresários goianos voltaram a perceber melhora em seu ambiente de negócios. Fora o resultado atual, apenas em outras três ocasiões esse indicador ficou acima dos 50 pontos, nos últimos 12 meses”, esclarece a economista.

Quanto ao Indicador de Expectativas, que sonda os empresários quanto às perspectivas para os próximos seis meses, também houve melhora na comparação com fevereiro de 2018, com avanço de 5,2 pontos. Com relação ao mês anterior, o indicador revelou pequena queda, porém mantendo-se acima da linha divisória dos 50 pontos, em 68,4 pontos, o que demonstra expectativas positivas para os próximos meses.

“Em linhas gerais, ainda que o Índice de Confiança do Empresário Goiano mantenha-se abaixo do nacional, o comportamento dos últimos meses permite vislumbrar um ambiente propício a investimentos para 2019”, observa Januária. Nacionalmente, o ICEI manteve-se acima dos 50 pontos, com 64,5 pontos, 5,7 pontos acima do observado em fevereiro de 2018.

 

Fonte: FIEG