Goiânia – Dados divulgados nesta terça-feira (10/9) pela Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física do IBGE indicam que a atividade industrial em Goiás avançou 1,7% em julho na comparação com o mês anterior, na série com ajuste sazonal. Segundo a Fieg, esse é o 3° aumento consecutivo do indicador. Também é positiva a variação com relação ao mesmo mês do ano anterior, indicando aumento de 2,1%. Em ambas as comparações, o resultado goiano ficou acima do nacional.
Na comparação com os demais locais pesquisados, Goiás ficou em 5ª posição na variação com o mês anterior, compondo o grupo dos sete locais com resultado positivo. Na comparação com julho do ano anterior, Goiás teve o 4º melhor resultado.
O avanço de 2,1% frente a julho de 2018 foi resultado do aumento na produção de automóveis (↑55,4%), adubos e fertilizantes (↑23,2%), extração de minérios de cobre, fosfatos, pedras britadas e pedras calcárias (↑22,2%) e fabricação de latas e estruturas de ferro e esquadrias de alumínio (↑19,4%). Em contrapartida, as principais quedas vieram de fabricação de produtos farmoquímicos/farmacêuticos (↓4,1%), com menor produção de medicamentos; fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (↓3,3%), com queda na produção de álcool etílico; e fabricação de produtos alimentícios (↓0,3%), queda na produção de açúcar e milho.
Confira os detalhes clicando aqui.