A atividade agrícola consome cerca de 30 trilhões de litros de água por ano no Brasil, segundo o Atlas da Irrigação, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Para evitar desperdício e promover uma irrigação mais eficiente na agricultura, empresas apostam cada vez mais em tecnologia. É o caso da Pitaya Irrigação, que criou, em parceria com o Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrônica e Automação, uma solução composta por sensores e aplicações em nuvem que monitoram o solo e acionam a irrigação quando necessário.
Chamada de Irriga Digital, a solução pode ser acessada remotamente. Os resultados são ganhos em produtividade, menor consumo de água e redução no custo com energia.
O Irriga Digital possibilita produzir 2,3 gramas de planta por litro de água a mais em comparação com o método considerado mais eficiente atualmente. Isso equivale a 160% de ganho de eficiência no uso de água. Também é capaz de reduzir o consumo mensal de cerca de 800 kWh em uma fazenda de café, o que corresponde ao consumo de 32 geladeiras ligadas em um mês, aproximadamente, com estimativa de produzir muito mais.
Saiba mais no Portal da Indústria (clique AQUI)