A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou a mais recente edição do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção, pesquisa de opinião realizada com lideranças das empresas associadas.
Para março a expectativa é positiva para 56% dos associados que indicaram boas vendas, enquanto 4% aguardam um período muito bom.
Os resultados consolidados de janeiro apontam que o primeiro mês do ano foi de vendas muito boas para 16% e boas para 40%. A regularidade foi a escolha de 24% dos associados enquanto 20% indicaram vendas ruins.
A pretensão de investimento para os próximos 12 meses mantém-se estável com 52% dos associados sugerindo melhorias nos próximos 12 meses.
Já o nível de utilização da capacidade instalada atingiu 82%, aumento de 5 p.p. em relação ao estudo anterior.
“Os dados do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção refletem um início de ano com certa estabilidade nas vendas, mas também com desafios para parte do setor. A expectativa para março é positiva para a maioria das empresas, o que demonstra um otimismo cauteloso. Além disso, o nível de utilização da capacidade instalada atingindo 82% e a manutenção da intenção de investimentos mostram que a indústria segue comprometida com o crescimento e a inovação. Seguimos acompanhando o cenário econômico e trabalhando para fortalecer o setor”, comenta Rodrigo Navarro, presidente da Abramar.
Fonte: Revista Grandes Construções