A amônia é hoje um dos principais agentes refrigerantes, especialmente nas indústrias alimentícias. A história nos relata que a amônia foi utilizada pela primeira vez para refrigeração em 1876. Foi numa máquina de compressão à vapor por Carl Von Linde. Ele era um físico e engenheiro alemão que desenvolveu os princípios para a tecnologia moderna de refrigeração.
Os sistemas de refrigeração por amônia consistem de uma série de vasos e tubulações interconectados, que comprimem e bombeiam o refrigerante para um ou mais ambientes, com a finalidade de resfriá-los ou congelá-los a uma temperatura específica. Sua complexidade varia tanto em função do tamanho dos ambientes, quanto em função das temperaturas a serem atingidas. Como se trata de sistemas fechados, a partir do carregamento inicial, o agente somente é adicionado ao sistema quando da ocorrência de vazamento ou drenagem.
A válvula para amônia serve para bloquear e atuar na retenção, tanto na passagem reta como angular deste fluido e é elemento crucial em sistemas de refrigeração industrial.
Além de controlar o fluido, a válvula para amônia atua na conexão dos sistemas refrigeradores industriais. A importância de uma válvula robusta e confiável é evitar o vazamento da amônia em sistemas refrigeradores industriais e garantir a estanqueidade, isto faz com que todo e qualquer sistema de refrigeração industrial tenha maior confiabilidade ao se ter uma válvula para amônia plenamente funcional por anos de trabalho, em condições de variações de pressão e temperatura.
As possibilidades de aplicação da válvula para amônia estão nos sistemas de refrigeração em linha de líquido em alta pressão, sistemas em vapor de amônia quente e linhas de sucção. Por isso, essa válvula têm aplicabilidade garantida em indústrias químicas, alimentícias, frigoríficas e de laticínios.

Na Casa Iracema você encontra o mais completo estoque de válvulas e tubos para montar o seu sistema de refrigeração por amônia de forma segura e eficiente. Então, vem nos fazer uma visita ou solicite o seu orçamento. Temos duas lojas em Goiânia e uma em Brasília prontas para atendê-lo!