Depois de muita polêmica, a Enel Distribuição Goiás, o Governo do Estado e o Governo Federal firmaram segunda-feira (26/08), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, um termo de compromisso destinado a aumentar a oferta de energia elétrica e melhorar a qualidade do fornecimento em todo o Estado. Pela proposta, a Enel se compromete a ampliar em até 26% a capacidade de distribuição nos próximos três anos. Até 2022, serão acrescentados cerca de 1.500 Megavoltampère (MVA) ao sistema elétrico, o que seria suficiente, por exemplo, para abastecer as cidades de Goiânia, Anápolis, Rio Verde e todos os 28 municípios da Região Metropolitana. Dentre as obras previstas, estão 17 novas subestações.

A consolidação do acordo trouxe a Goiânia o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o presidente da Enel no Brasil, Nicola Cotugno, o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Sandro Mabel, acompanhou a solenidade de assinatura do acordo, cujo desfecho teve atuação direta da Fieg. Ele lembrou que várias reuniões foram mediadas pela Federação para dar celeridade nos investimentos na rede de energia. “Nós buscamos achar um meio termo para que a Enel pudesse trazer investimentos para os próximos dois anos, e não esperar por cinco anos, como era a previsão. Mais energia significa mais indústrias e mais desenvolvimento para Goiás”, ressaltou.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, disse que o compromisso vai gerar de imediato uma demanda no mercado de trabalho para contratação de aproximadamente 1.500 eletricistas para atuar na ampliação da rede de energia no Estado. “Será um atendimento que não ficará apenas nas cidades, mas também nas zonas rurais”, acrescentou. Para o governador, o compromisso de avançar nas regiões mais carentes é uma política do governo federal, que também é partilhada pelo governo do Estado.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, enfatizou a necessidade do investimento no fornecimento de energia. “Energia elétrica é primordial e fundamental para o desenvolvimento do Estado. Goiás tem um potencial enorme de crescimento. Sem energia não tem desenvolvimento”, afirmou.

De acordo com o presidente da Enel no Brasil, Nicola Cotugno, o foco agora é intensificar as grandes obras de infraestrutura para garantir que todas as solicitações de aumento de carga acumulada no período em que a companhia era estatal, além de garantir que os novos pedidos sejam atendidos.

Participaram também do evento deputados federais e estaduais, além de secretários e lideranças do setor produtivo.

 

Fonte: Federação das Indústrias do Estado de Goiás