O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) comunicou à Agência Nacional de Águas (ANA), no último dia 15 de agosto, o aumento, a partir de 23 de agosto, das vazões médias diárias defluentes do reservatório de Serra da Mesa (GO), localizado na cabeceira da bacia do rio Tocantins, passando dos atuais 300m³/s para 600 m³/s, até 30 de novembro, fim do período seco. Com a alteração, estima-se chegar ao início da temporada de chuvas com reservas de cerca de 10% do volume útil do reservatório.

Desde 2015 a bacia do rio Tocantins tem recebido volume de chuvas abaixo da média histórica. Com o fim da temporada de praia na bacia, no último dia 20, é possível ajustar as vazões defluentes de Serra da Mesa que vinham sendo mantidas constantes em 300 m³/s para atender às necessidades da temporada de praia.

O reservatório equivalente da bacia do Tocantins, que inclui os volumes de Serra da Mesa, Peixe Angical e Tucuruí, acumulava 48,66% no dia 20 de agosto, sendo que Serra da Mesa registrava 19,63% do volume útil. No mesmo período do ano passado, o acumulado do Sistema Equivalente era de 46,40%.

Fonte: Agência Nacional de Águas (ANA)