O prefeito de GoiâniaIris Rezende (MDB), anunciou nesta quarta-feira (27) que autorizou a retomada de três atividades comerciais: treinos de clubes de futebol, mercados municipais e imobiliárias. Estas áreas podem voltar a funcionar a partir de segunda-feira (1º). A decisão foi tomada em reunião com o Comitê de Crise, que discute medidas de precaução contra o coronavírus.

 

Os seis mercados municipais que poderão reabrir depois da decisão da prefeitura são os da Rua 74, Rua 3, Setor Vila Nova, Setor Pedro Ludovico, Campinas e Centro-Oeste.

“Essas áreas vão poder funcionar a partir de segunda-feira (1º). Quando notarmos que a prefeitura pode continuar abrindo outras áreas sem trazer prejuízos à saúde da população. Espero a contribuição de cada pessoa, usando a máscara, evitando o ajuntamento de pessoas”, explicou o prefeito.

As regras de higienização pessoal servem de base para a reabertura destas áreas, como a lavagem frequente das mãos, uso de máscaras de proteção facial e álcool gel 70º, conforme os protocolos sanitários da Secretaria Municipal de Saúde.

A Federação do Comércio de Goiás (Fecomércio) afirmou ter uma reunião marcada com o comitê da prefeitura para reforçar o pedido de reabertura de mais segmentos, entre eles os shoppings e comércios de rua em geral.

“Vamos discutir sobre os diversos segmentos que ainda estão fechados para estabelecermos critérios técnicos de segurança para que haja total controle na abertura desses segmentos. Após a reunião, sairemos com as possíveis datas de reabertura e os critérios”, estima o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi.

Os segmentos comerciais que provocam aglomeração de pessoas na capital, como os shoppings e a Região da Rua 44, estão fechados há dois meses, após o governo do estado determinar o fechamento dos comércios considerados não essenciais à vida humana, ainda no mês de março.

Clubes de futebol comemoram

O vice-presidente do Vila Nova Futebol Clube, Vinicius Cirqueira, anunciou que vai reunir todos os profissionais do clube para definir a data do retorno.

“Temos a expectativa de trabalhar 40 dias antes do início do campeonato nacional”, disse Cirqueira.

O presidente do Goiás Esporte Futebol, Marcelo Almeida, destacou que o clube seguirá todas as recomendações de precaução estipuladas pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

“Faremos questão de seguir à risca todos os protocolos e posso garantir que é de muita segurança”, avaliou Almeida.

Fonte: G1 Goiás