O isolamento social fez com que os brasileiros mudassem a percepção sobre a casa em que moram. É o que aponta uma realizada pelo site Imovelweb e divulgada com exclusividade pela EXAME.

Segundo os dados, 25% dos consumidores sentem falta de um quintal ou uma varanda; 19% dos entrevistados consideram a residência pequena demais; 12% acreditam que o imóvel poderia estar em uma localização melhor e outros 12% desejam uma região mais silenciosa.

A pesquisa, que está na segunda edição, apontou mudanças na preferência do consumidor. Em maio, 95% disseram manter os planos iniciais de mudança, sendo que 56% optavam por compra do imóvel e 39% por locação. Atualmente, 80% querem comprar o imóvel e 16% estão interessados em locar. Apenas, 4% dos entrevistados não pensam mais em trocar de imóvel.

Entre os motivos que levam a mudança estão 40% buscam um local com melhor localização; 31% um imóvel maior; 12% um mais barato e 8% uma residência menor. Sobre o tempo para mudar, metade planeja nos próximos seis meses, 35% em até dois semestres, 8% nos próximos dois e 7% em mais de 24 meses.

Apenas 4% dos entrevistados que não estão buscando imóveis. Os motivo é a insegurança com a economia do país (33%) Porém, 37% deles retomariam seus planos se tivessem um aumento em suas rendas mensais; 26% iriam repensar na mudança se a vida voltasse ‘ao normal’, enquanto outros 18% reconsiderariam com descontos nos valores de aluguel e venda.

 

Fonte: ADEMI-GO