O mundo deve seguir uma tendência de redução no número de nascimentos já identificada desde a década de 1960. Segundo dados do Fardo Global das Doenças, a taxa de fecundidade (estimativa do número médio de filhos que uma mulher pode ter até o fim do período reprodutivo em uma determinada região) no mundo caiu de 4,7 daquela década para menos de 2,5 no início de 2010.

Goiás segue o mesmo ritmo de queda de nascimentos por mulher. O estado tinha uma taxa de fecundidade de 6,77 filhos por mulher na década de 1960, reduzindo para 4,73 na década de 1980 e alcançando 1,68 em 2016. A expectativa é que Goiás alcance a segunda menor taxa de fecundidade do Brasil em 2060: 1,55. Há também os casais que já optam por não ter filhos, eles já são mais de 14% no Brasil, e as pessoas que vivem sozinhas – as unifamílias já representavam quase 12% em 2008. Os dados são do IBGE.

Esse encolhimento das famílias tem levado empresas do setor imobiliário a adaptarem seus projetos para atender às novas demandas familiares. De acordo com informações da Datastore, a tendência é de que apartamentos tenham um enxugamento de 10% a 15% da área privativa, justamente para se enquadrar a essa nova realidade e estilo de vida familiar e estilo de vida, mas mantendo o padrão.

A Terral Incorporadora, por exemplo, vem aumentando o seu portfólio de apartamentos compactos. O novo lançamento, Nest23, empreendimento que está sendo lançado no Setor Bueno, ao lado da Praça T-23, é um desses projetos. Oferecerá metragens mais compactadas para quem pretende morar na região. O novo residencial contará com apartamentos de 69 m², 67 m² e 66 m², com uma ou duas suítes. De acordo com a coordenadora comercial Suelen Brasil, a aposta da incorporadora nessas tipologias se deu pela falta de ofertas com essa metragem no entorno da praça.

“Os apartamentos da vizinhança são de metragens superiores, e nós estamos trazendo metragens mais compactas para atender ao público que não precisa de tanto espaço”, destaca a coordenadora. “Além disso, pode ser um bom empreendimento para investidores, já que muitos estudantes saem de cidades do interior e até de outros estados e buscam espaços mais compactos para morar aqui”, completa. O empreendimento está de frente para uma das principais escolas preparatórias para o curso de medicina da capital.

Mas quem precisa de um pouco mais de espaço também encontrará unidades oferecidas pelo Nest23, nas unidades que variam de 116 m² a 120 m², que terão três quartos com suíte. O último pavimento, o 30º, virá com quatro apartamentos com configuração especial, incluindo terraço aberto com churrasqueira a carvão e piscina. A planta dos apartamentos, assinada pelo arquiteto Alexandre Leite, prima por luminosidade e ventilação natural, com o uso de janelas balcão (com maior altura) ou varandas balcão. “Os apartamentos maiores possuem duas janelas no living, permitindo ventilação cruzada. Além disso, não há construções em frente ou ao lado do futuro empreendimento que prejudiquem a circulação do ar até os apartamentos”, explica a coordenadora comercial.

Estrutura

O empreendimento foi concebido para oferecer serviços e lazer atualizados para as necessidades dos moradores. Além das tradicionais piscina com raia, brinquedoteca, lounge de jogos, playground, salão de festas com varanda e espaço churrasqueira, a academia virá com espaço ao ar livre para a prática de exercícios físicas, uma demanda que se tornou ainda maior após a pandemia do coronavírus.

“Outra inovação que ganhou força nos últimos meses é a escada interativa do edifício, que contará com contador de calorias para estimular que a subida ao apartamento possa ser também um momento de se exercitar”, acrescenta Suelen Brasil. O Nest23 também contará com espaço delivery com armários e geladeiras para garantir a entrega e o armazenamento adequado das encomendas.

A bike, que vem ganhando protagonismo tanto por questão de mobilidade ou por prática esportiva, ganhará um bike station, equipado com espaço para lavagem, compressor para encher os pneus, ferramentaria, tomada para carregamento das versões elétricas e lockers para armazenamento de itens individuais. A área comum também receberá um spa, com sauna e banheira de hidromassagem.  Já o rooftop terá espaço multiuso para coworking e gourmet, para se trabalhar ou receber amigos com uma vista inspiradora do 30º pavimento.

A tecnologia do empreendimento busca dar mais conforto e segurança para os moradores e visitantes. Os apartamentos serão entregues com fechadura eletrônica. O acesso à portaria, academia, espaço delivery e bike station também serão por meio de reconhecimento biométrico. Antecipando um futuro próximo, a popularização dos carros elétricos, o empreendimento terá uma vaga destinada para o recarregamento.

As áreas comuns e de lazer contarão com wi-fi e serão entregues equipadas e decoradas e, nesse sentido, outra preocupação do projeto foi trazer mais conforto ao proprietário, agregando ao acabamento itens que outrora eram destinados apenas a apartamentos de luxo, como a pintura epóxi nas garagens, que traz mais design ao local. “Normalmente, os projetos dão grande atenção em mobiliário e acabamento para o hall de entrada, mas ali é a entrada dos visitantes. O morador normalmente chega pela garagem”, finaliza Suelen Brasil.

 

Fonte: Ademi-GO