O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, comemorou na sexta-feira (12) números que registraram o crescimento do setor industrial no estado no ano de 2019. “Tivemos um crescimento maior que o PIB goiano, o que mostra o vigor da nossa indústria”, assinalou.

De acordo com Mabel, enquanto o PIB de Goiás cresceu 2,2%, a indústria alcançou o índice de 2,9% em 2019. Ele observou que a indústria goiana, que vinha apresentando queda desde 2015, voltou a crescer. “A única atividade industrial que apresentou retração foi a extrativa (-4,6%)”, pontuou. Os dados são do Sistema de Contas Nacionais 2019, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O dirigente da Fieg destacou que as demais atividades contribuíram para o aumento do volume do segmento industrial, entre 2018 e 2019, citando as indústrias de transformação (4,1%); eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação (3,7%); e construção (0,7%), que apresentou leve recuperação, uma vez que vinha apresentando queda de volume desde 2014.

O PIB do estado representou 2,8% da economia nacional e manteve a nona posição entre as maiores economias do Brasil, em termos de valor de PIB, e a segunda na Região Centro-Oeste. Registre-se que os números referem-se ao ano que antecedeu a pandemia mundial da Covid-19.

Fonte: Fieg