Goiás é o estado que menos perde água na distribuição em todo o País. É o que revela o estudo do Instituto Trata Brasil. Enquanto a média nacional de perdas de água é de 40%, a Saneago atingiu apenas 27%, sendo a única companhia brasileira com índice abaixo de 30%.

O estudo foi elaborado com base em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis), com referência ao ano de 2020. De acordo com o Novo Marco do Saneamento, os estados e o Distrito Federal devem alcançar a marca de 25% de perdas até 2033. Com mais de 10 anos de antecedência, Goiás está próximo de atingir a meta.

Vale lembrar que as perdas na distribuição correspondem ao volume de água disponibilizado, mas não contabilizado como volume utilizado pelos consumidores. A questão é provocada, entre outros motivos, por vazamentos, pressões altas nas redes, problemas na operação dos sistemas, ligações clandestinas, irregularidades na medição de água, submedição dos hidrômetros e ausência de programas de monitoramento de perdas.

 

Goiânia e Aparecida perdem menos água na distribuição que cidades da Europa e da Ásia

Goiânia foi destaque positivo no estudo e configura como a melhor colocada no ranking das capitais brasileiras, com índice de perdas na casa dos 18%. Dentre os municípios mais populosos do Brasil, Aparecida de Goiânia também está em destaque, com 22%, figurando entre os oito municípios classificados como “padrões de excelência” no quesito.

Goiânia e Aparecida de Goiânia, inclusive, apresentam índices de perda de água menores que Londres (28%) e Hong Kong (25%), por exemplo. Além do aspecto econômico, com a redução dos custos operacionais, o intenso trabalho com a redução de perdas também garante a regularidade ao abastecimento no período de estiagem.

 

Fonte: Saneago