Considerado uma alternativa resistente e durável, o aço inox apresenta uma série de vantagens a diferentes segmentos industriais e de infraestrutura.

Pensando especialmente no setor de saneamento básico, que tem um grande desafio a ser cumprido nos próximos anos, em virtude de seu novo Marco Legal, a liga metálica conta com um potencial incomparável em termos de resistência à corrosão e qualidade da água que será fornecida a 99% dos brasileiros até o final de 2033.

É o que aponta Marcos Barbosa, CEO da Krominox – empresa voltada para a produção de tubos e soluções em aço inoxidável.

“O aço inox é um material extremamente durável e resistente à oxidação e corrosão, que pode ser aplicado nas tubulações, tanques de tratamento da água, bem como conexões e cavaletes, utilizados para fazer a ligação entre a rede hidráulica e os imóveis. Além de eliminar a necessidade de manutenções frequentes e as perdas de água com vazamentos que acontecem nesses sistemas, o aço inox ainda garante a potabilidade da água, pois não enferruja nem dissemina metais pesados. Sua durabilidade média pode chegar aos 25 anos de vida útil”, explica o executivo.

Além dos atributos de resistência à corrosão, tornando esse tipo de material o mais adequado a ambientes agressivos, como os sistemas de tratamento de água e esgoto, Barbosa ainda destaca as características de adaptabilidade do aço inox às diferentes condições ambientais, assim como o atributo sustentável apresentado pelo material.

“A liga metálica é especialmente resistente às variações de temperatura, umidade, exposição solar e ações do tempo. Quando pensamos nas tubulações, elas podem ser ainda mais facilmente instaladas, especialmente ao contar com soluções personalizadas como as do Grupo Krominox, que podem ser produzidas dentro das medidas exatas dos projetos, reduzindo as perdas de material e trazendo ainda mais economia. O aço inox é também um material 100% reciclável, o que o torna uma escolha sustentável, alinhada com as práticas ambientais responsáveis”, complementa o CEO.

Cenário otimista

Em virtude de seu alto custo-benefício, o aço inox deve configurar o principal material utilizado nos diferentes projetos de adequação das cidades brasileiras ao novo Marco Legal do Saneamento Básico.

Diante deste cenário, Barbosa projeta com otimismo os próximos anos aos fabricantes das soluções desenvolvidas a partir da liga metálica.

“É um segmento bastante promissor, que o Grupo Krominox já está trabalhando para atender com efetividade. Em 2023, por exemplo, adquirimos a Master Hidráulica, especialista em soluções hidráulicas, e já projetamos um faturamento na casa dos R$ 15 milhões dessa frente de atuação para o próximo ano. Recentemente, também investimos em uma nova divisão de calderaria para aço inox na Maxitubos, outra unidade que integra o conglomerado de empresas do grupo”, conclui o executivo.

Fonte: Revista Grandes Construções